quarta-feira, 19 de junho de 2013

Clivia



Clivia miniata



Planta bolbosa originária das florestas da África do Sul e adaptada a condições de pouca luminosidade. Esta espécie é de cultivo bastante fácil e a sua vida pode ser bastante longa. Atinge uma altura máxima à volta dos 45 cm e apresenta flores cor de laranja, vermelhas ou amarelas, levemente perfumadas. Existem cultivares de folha matizada.



Rega – as Clivias necessitam de pouca rega e o excesso de água pode mesmo causar o apodrecimento das raízes. Se cultivar esta espécie em vaso deve-se certificar que os buracos de drenagem estão sempre desobstruídos.



Substrato de cultivo – Agradece um substrato bastante ligeiro, rico em húmus e matéria orgânica e com muito boa drenagem.



Adubação – de Março a Setembro de 15 em 15 dias deverá fornecer adubo líquido na água de rega.



Mudança de vaso – ao contrário da maioria das plantas a Clivia não sofre se as raízes estiverem comprimidas no vaso. Assim só será necessário mudar para um vaso maior a cada 3 ou 4 anos.

 

Poda – quando a flor secar deve-se cortar para evitar que se formem as sementes e sejam consumidas as reservas do bolbo. Caso isto aconteça a floração do próximo ano será mais pobre.



Pragas – a praga mais frequente na Clivia é a cochonilha farinhenta (Pseudococcus citri) que normalmente ataca a base das folhas.



Floração – para que as Clivias floresçam ano após ano precisam de passar por um período de descanso durante o Inverno. Durante esse período (temperaturas abaixo de 15 ºC) a Clivia não deverá ser regada. Nos finais do Inverno quando começar a surgir a vara floral dar-se-á por concluído o período de descanso, voltando-se então a regar de forma gradual as plantas.

2 comentários:

  1. nesecito clivias de color rojo si alguien sabe ruego avisarme.gracias

    ResponderEliminar
  2. nesecito clivias de color rojo si alguien sabe ruego avisarme.gracias

    ResponderEliminar