sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Alecrim

Nome científico: Rosmarinus officinalis

Nome vulgar: Alecrim


Origem: é uma planta originária da região mediterrânica.


Arbusto de folha perene, muito ramificado, que pode atingir os 2 metros de altura e com raízes muito profundas.


Planta muito aromática com grande número de aplicações medicinais e cosméticas. É também uma importante planta melífera.


Este arbusto apresenta folhas pequenas e duras sem pecíolo, muito aromáticas, de cor verde escura na face superior e esbranquiçadas (prateadas) na face inferior.


Apresenta flores de cor azul com os estames mais longos do que as pétalas e o lábio superior da corola curvado. As flores estão presentes na planta durante quase todo o ano e são muito atractivas para as abelhas.
Normalmente floresce entre Março e Outubro. Se o clima for ameno poderá florescer para além desses meses sem problemas.


O alecrim é usado na cozinha, na medecina e na perfumaria.


No jardim é utilizado em maciços, na bordadura de canteiros e em sebes baixas.


É uma planta que gosta de calor, alcançando o seu melhor desenvolvimento em locais secos e ensolarados e em solos com algum calcário. Gosta de terrenos arenosos, embora de adapte com facilidade a outros tipos de solo com excepção dos argilosos.
Esta espécie não aguenta terrenos encharcados.


No jardim a rega deve ser moderada. O excesso de rega é bastante prejudicial ao alecrim.


Esta espécie pode ser cultivada no litoral, suportado os ventos marítimos sem problemas.


Se for cultivada em vaso será necessário a cada 2 - 3 anos proceder a um novo reenvasamento utilizando-se para isso um substrato com algum calcário e uma boa drenagem.


Nesta planta a poda de formação não é necessária. Será necessário somente ir eliminando eventuais ramos secos que apareçam.
No inicio da Primavera poderemos proceder a uma desponta das hastes de modo a aumentar a ramificação da planta.


Segundo se diz o alecrim tem a virtude de afuguentar as pragas, pelo que as plantas que se encontram perto de si estarão mais protegidas dessas mesmas pragas.


Relativamente a doenças o alecrim pode ser atacado pelo oídio (ou pó branco), podendo as folhas amarelecer e cair.
As plantas podem sofrer igualmente de podridão radicular causada pelo fungo Rhizoctonia que se encontra no solo. No caso de um ataque deste fungo as plantas murcham e acabam por morrer. Terrenos encharcados são propensos ao ataque da Rhizoctonia.
As folhas do alecrim podem ainda ser atacadas por um fungo chamado Alternaria que causa manchas nas folhas. O ataque deste fungo previne-se por um lado, colocando as plantas em zonas muito soalheiras e por outro, evitando molhar as folhas ao regar.


Existe uma variedade de alecrim chamada Rosmarinus officinalis prostratus que, como o seu nome indica, apresenta um porte prostrado e que é igualmente utilizada como planta ornamental.



Sem comentários:

Enviar um comentário