segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cymbidium

Nome científico: Cymbidium spp.

Origem: Ásia.

Ao género Cymbidium pertencem umas 70 espécies de orquídeas terrestres e epífitas (que crescem sobre as árvores).

Os cymbidium foram as primeiras orquídeas vendidas como plantas de interior. São uma das mais populares orquídeas do mundo devido ás suas bonitas flores.


Um dos factos que a torna tão popular é que pode sobreviver a temperaturas baixas e floresce no Inverno, quando poucas outras orquídeas florescem.

São as orquídeas mais cultivadas no mundo, devido ao seu fácil cultivo. Existe um grande número de híbridos de todas as cores.

São plantas constituídas por pseudobolbos aéreos de onde saem folhas finas e compridas e com uma dobra longitudinal. As hastes florais nascem na base desses pseudobolbos e dão diversas flores por cada haste.

Os cymbidium florescem uma vez ao ano, do Inverno à Primavera, durante 8 a 12 semanas. As suas flores são das maiores de todas as orquídeas, e a gama de cores vai desde o verde ao amarelo, vermelho, castanho e branco.

É importante saber que esta planta só entra em floração se tiver 3 ou 4 pseudobolbos por planta.

Cultivo do cymbidium: colocar os cymbidium ao sol. As plantas devem captar a maior radiação solar possível. Uma das razões mais frequente para a falha na floração do Cymbidium é justamente a carência de radiação solar durante a época de crescimento.

Durante o Verão a temperatura óptima deve situar-se entre os 23 e os 30 °C. No Outono para que se produzam as hastes florais, a temperatura deve situar-se entre os 10 e os 15 °C.

Esta planta gosta de climas que apresentem uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite durante o Verão, com noites o mais frescas possível. Entre Janeiro e Abril gosta de temperaturas perto dos 12 – 13 ºC durante a noite e até 20 – 22 ºC durante o dia.

As noites frescas entre os 10 e os 14 ºC favorecem a formação das hastes florais.

Sustrato de cultivo: o mais adequado terá uma proporção de 50% de casca de pinheiro e 50% de turfa fibrosa.
A boa drenagem do substrato de cultivo é muito importante pois a água deve escoar rapidamente.

Rega: regar abundantemente a cada 2 - 3 dias desde o final da Primavera até Setembro.
Durante o Inverno basta regar uma vez por semana.

Se a água de rega tem um pH alto dever-se-á juntar sulfato de ferro para baixar o pH.

Adubação: a cada 15 dias, na rega, desde a Primavera até ao final do Verão. Alternar de cada vez os adubos utilizados, usando quer um adubo para plantas com flor quer um para plantas verdes.

A cada 6 semanas dever-se-iam usar microelementos.

Mudança de vaso: a cada 2 / 3 anos, imediatamente após a floração.

Pragas: as folhas podem ser atacadas por cochonilhas, aranhiço vermelho e tripes. Aplicar insecticidas especificos para essas pragas.

Problemas: folhas amareladas ou com manchas negras na zona da curvatura da folha significa que as plantas estão excessivamente expostas á radiação solar. Mover as plantas para uma zona com mais sombra.


13 comentários:

  1. Mario, bom dia.

    Comprei um semelhante no supermercado. Posso trocar ela de vaso enquanto está florida?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite. Obrigado pela pergunta.Nada impede a mudança ou troca de vaso. É preciso ter cuidado para não partir ou danificar a haste ou hastes florais. Normalmente as pessoas esperam pelo fim da floração para fazer essa troca mas tecnicamente nada inpede a mudança de vaso durante a floração.

      Eliminar
  2. preciso de ajuda tenho muitas Cymbidium, estao sendo atacadas por uma praga que se aloja no bulbo e folhas, nao sei o nome, mas suga a seiva deixando uma mancha amarelada na folha e se reproduz rapidamente, é de difícil remoção. estou aplicando malatol e nao tem dado bons resultados. gostaria de uma dica de tratamento. aemar@ibest.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola tenho muitos vasos de cymbidium tenho usado o adubo de bolinhas azuis cerar que e correto para este tipo de planta. se não for agradecia que me dissesse qual o mais indicado muito obrigado cidalia_fatima@hotmail.com

      Eliminar
  3. Tenho Cymbidium’s com 16 anos, sempre saudáveis.
    Neste Verão apareceu um tipo de ferrugem nas folhas… Podem, p.f. explicar o que é, praga ou virus e como tratar.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. olá boa noite, tenho uma a quase 10 anos e ela florou apenas uma vez. Não sei o que fazer ela é linda.qual feritlizante devo usar quando seguir as orientações citadas no blog, para ela florar?

    ResponderEliminar
  5. Ola moro na Italia tenho um cymbidium com 6 astas florais cujas flores estao apens se abrindo . O fato è que as raizes estao tao apertadas no vaso che nao è possivel quse molhar . Posso trocar de vaso em pouco maior semplismente titrando da un e colocando sem mexer muito num outro ?

    ResponderEliminar
  6. Ola!!! Ganhei uma cynbidium rosa faz 8 dias!!! E agora percebi que as folhas estao amarelando, e as flores continuam lindas!!! O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!
    Comprei uma cymbidium recentemente e logo após a floração troquei de vaso. Agora ela começou a secar as pontas descendo até a base. O que pode ser isso? O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  8. Ola tenho uma cymbidium fiz a divisão daa mudas porem fiz tudo errado...tinha 4 plantas com folhas so sei que dividi duas saíram ficaram só as folhas ..três saíram com o bulbo sendo que das três uma ficou só o bulbo e uma haste floral ...coloquei pra brotar de novo...um que ficou inteiro esta com as folhas super amarelas gostaria de saber como devo agir para salva lá??

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. OLÁ boa tarde
    Tenho as minhas cymbidium com manchas negras
    O que fazer por favor

    ResponderEliminar
  11. Bom dia . Tenho minha orquidea cymbidium com tipo um pó preto nas folhas não sei se fiz correto passei um pano molhado limpo para tirar as manchas preta das folhas e nas flor se vê que tem um pozinho meio asizentado nelas .O que posso passar na planta? È um Fungo?

    ResponderEliminar