segunda-feira, 17 de junho de 2013

Begónia (de flor ou de jardim)



Nome científico: Begonia semperflorens

Nome vulgar: Begónia de flor, Begónia de jardim.

Origem: Brasil.

Planta herbácea perene com 20 a 40 centímetros de altura, cultivada como anual. Podem produzir flores durante quase todo o ano, embora com maior intensidade no Verão. Existem variedades de flor branca, rosa e vermelhas.

Esta espécie apresenta caules carnudos e ramificados. As folhas em forma de coração, de cor verde ou bordeaux, apresentam a borda
serrilhada.

No mercado existem diversas variedades desta espécie, diferenciadas pelo tamanho ou pela cor das folhas.

Esta espécie é utilizada para compor maciços ou bordaduras no jardim. Podem igualmente ser cultivadas em vaso quer em interior quer em exterior.

Planta de clima quente que não tolera o frio, devendo-se resguardar dos ventos frios e da geada.

Devem ser cultivadas em pleno sol ou em meia-sombra. A rega deve ser frequente mas moderada evitando-se o encharcamento do solo que provoca o apodrecimento da base dos caules.

Prefere solos ricos em matéria orgânica com boa drenagem.

Durante o período de floração deve-se fornecer, uma vez por semana, adubo líquido na água de rega.

Requer a limpeza das flores que vão murchando e da folhagem que vai ficando estragada.

Esta espécie é atacada pelos pulgões, pela mosca branca, pelos ácaros e thrips e pelos nemátodos do solo. Quando se cultiva em jardim podem também ser atacadas pelos caracóis.

As folhas e os caules desta espécie podem ser atacados quer pela podridão cinzenta (Botrytis) quer pelo Oídio (manchas de pó branco). A aplicação de enxofre pode combater estes dois fungos.

As raízes desta planta podem ser atacadas pelos nemátodos existentes no solo – nesse caso as raízes apresentam galhas ou protuberâncias como consequência desse ataque.

Sem comentários:

Enviar um comentário