terça-feira, 24 de setembro de 2013

Coprosma



O género Coprosma inclui 108 espécies de plantas nativas da Nova Zelândia (45 espécies), do Hawai (20 espécies) e de diversas outras ilhas do Oceano Pacífico. Muitas destas espécies são de pequenos arbustos com folhas brilhantes e folhagem permanente.
 
Deste género a espécie mais cultivada entre nós é a Coprosma repens que apresenta dezenas de cultivares (diferentes tipos de folha).



Nome científico: Coprosma repens

Nome vulgar: Coprosma

Origem: Nova Zelândia.

Esta espécie poderá alcançar uma altura de 3 metros. Apresenta folhas grossas, ovais de cor verde muito brilhantes. O brilho das suas folhas é a principal característica ornamental desta espécie.

Pode-se cultivar em vaso ou no jardim. A espécie reage bem à poda e pode-se utilizar em sebes ou dando-lhe formas geométricas.

Esta espécie é adequada para as zonas costeiras e deve-se cultivar em pleno sol.

Numa localização com sombra as folhas não apresentam tanto
brilho como numa posição mais soalheira.

A floração desta espécie é insignificante e poderá ser seguida pela produção de pequenos frutos de cor amarela ou laranja nas plantas femininas.

Em relação a temperaturas esta espécie é bastante resistente e poderá mesmo suportar algumas geadas de forma esporádica.


Preferem solos férteis e ligeiros com alguma matéria orgânica.

Esta espécie é bastante resistente à seca e a rega deve ser moderada – convém deixar secar um pouco o solo antes de voltar a regar.

No que se refere a pragas e doenças a espécie é igualmente bastante resistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário