terça-feira, 23 de outubro de 2012

Hibiscus



Hibisco

Nome científico: Hibiscus rosa-sinensis

Nome vulgar: Hibisco.

Origem: China.

Dentro do género Hibiscus há duas espécies utilizadas nos jardins: o Hibiscus rosa-sinensis e o Hibiscus syriacus. A primeira é uma espécie de folha perene e a segunda de folha caduca.

O hibisco rosa-sinensis pode atingir uma altura até 5 metros. As folhas (perenes) são alternadas e ovais com bordos mais ou menos dentados, de cor verde escura e aspecto brilhante.

Flores solitárias, axilares e em forma de funil, singelas ou dobradas, de cor vermelha, amarela, rosa e laranja. É uma espécie cultivada pela beleza e colorido das suas flores que no seu centro apresentam grandes estames amarelos.
Todos os anos aparecem no mercado novas variedades de hibisco.

Em climas mais amenos a floração é contínua durante todo o ano.

Esta espécie requer um lugar soalheiro, quente e protegido dos ventos frios e das geadas. Com a idade esta planta vai endurecendo e vai-se tornando mais resistente ás geadas

Preferem um solo fértil, húmido, bem drenado e rico em matéria orgânica.

Poda de limpeza do hibisco.

Com esta poda devem-se eliminar no Inverno os seguintes elementos: ramos mortos, secos, partidos ou doentes; ramos fracos ou mal orientados; ramos que sobressaem por excesso de vigor; flores murchas; se necessário corrige-se a assimetria para melhorar a aparência, por exemplo, se a copa aparece descompensada.

Poda de floração do hibisco.

O hibisco é uma planta que floresce nos ramos do ano. Uma gema axilar dá origem a um ramo na Primavera e é esse ramo que vai produzir flores.
Por esse motivo, devemos procurar que a planta produza uma grande quantidade de ramos novos cada ano o que significará una grande quantidade de flores.

Esta poda deverá ser feita no fim do Inverno, princípio da Primavera.
É uma poda com alguma severidade provocando uma forte rebentação de novos ramos. Desta maneira a planta manterá um tamanho mais pequeno e florescerá com abundância sobre os ramos desse ano.

Se podarmos a planta pouco, ela torna-se maior e também floresce, só que com menor abundância. Uma poda forte produzirá mais flores.

Doenças e pragas do hibisco.

Manchas das folhas: são geralmente castanhas e são causadas por diversos fungos que atacam as folhas (Alternaria, Cercospora, Colletotrichum e Phyllosticta). Apanhar e queimar as folhas.
Aplicar fungicidas se as condições de temperatura e humidade forem favoráveis ao aparecimento e desenvolvimento destes fungos.

Podridão cinzenta: o fungo chamado Botrytis cinerea, em ambiente húmido e em plantas com a folhagem muita densa, pode atacar as folhas e as flores do hibisco. Convêm evitar o excesso de folhas, aumentado o arejamento e em caso de ataque deve-se aplicar um fungicida contra a botrytis.

Ferrugem: folhas e ramos jovens apresentam pústulas características da ferrugem. As pulverizações com cobre podem deter o seu desenvolvimento.

Podridão das raízes: em terrenos húmidos e pesados (compactos) as raízes poderão apodrecer devido ao ataque de fungos como a Rhizoctonia e o Pythium. Evitar a humidade excessiva do solo.

Pulgões, cochonilhas, aranhiço vermelho (ácaros), mosca branca.

8 comentários:

  1. Muito legal o seu Blog Mario Luis !! Sou apaixonada pelo HIbiscus, sou de um pais muito tropical, o meu amado Brasil! Na casa dos meus pais temos cerca de 6 tipos de Hibiscus diferentes, quando estou la tomo de conta do jardim da minha mae, mas a 5 anos eu moro aqui na Italia, e o clima daqui è bem diferente do Brasil, contemplamos aqui as 4 estaçoes do ano e quando chega o inverno, salve-se quem puder ... a cerca de 2 meses fui em uma serra e comprei 4 mudas de Hibiscus (cor de rosa, amarelo, branco e laranja ) por enquanto esta florescendo e a cada 2 dois sai uma flor nova, estou curtindo cada flor que desabrocha! Resumindo: Estou muito feliz por esta cuidando tambem das Hibiscus aqui na Italia, assim penso que estou na minha casa, no Brasil! Amo flores, muito bom o seu blog, sempre que tiver duvidas, vou procurar vcs !
    Cordialmente,
    Joselita !

    ResponderEliminar
  2. Adoro hibisco , são lindos e de cores intensas. Estes cuidados que nos falou sobre eles foi bem interessante. Vou prestar mais atenção! Grata.

    ResponderEliminar
  3. Adoro hibisco , são lindos e de cores intensas. Estes cuidados que nos falou sobre eles foi bem interessante. Vou prestar mais atenção! Grata.

    ResponderEliminar
  4. Plantei hibiscos salmão e vermelho com flores dobradas lindos dois anos despois começou as pragas cochilhonas e pulgão é por último cupim.Tratei com um veneno indicado pelo agrônomo não tive resultados e comum cupim no hibisco

    ResponderEliminar
  5. Meus hibiscos estão nascendo com folhas e flores deformadas ...O que fazer ? Moro perto da praia .

    ResponderEliminar